Subscrever Newsletter
A Associação
História

A ACB é uma IPSS em actividade desde 1996. A escritura pública de constituição realizou-se em onze de Novembro de 1996. Os sócios fundadores constituiram a Comissão Instaladora e a Comissão Administrativa da ACB até à realização das suas primeiras eleições.

Foram vários os momentos, desde a sua constituição, que contribuíram para o crescimento e desenvolvimento da ACB nas suas várias vertentes, de entre muitas destacamos as seguintes datas:

Em 1998 celebrou-se o Acordo de Cooperação com o Instituto de Segurança Social - Centro Distrital de Braga para as Valências de Apoio Domiciliário a Idosos e Centro de Actividades de Tempos Livres.

O registo definitivo dos estatutos da ACB, efectuado em Julho de 1999, reconheceu a ACB como pessoa colectiva de utilidade pública.

Após a sua criação as valências foram dinamizadas em instalações cedidas pela autarquia de Vila Nova de Famalicão. No entanto, a grande procura dos seus serviços veio demonstrar a necessidade de criação de um espaço próprio dimensionado para as especificidades das suas valências. Neste sentido, em 2004 foi celebrada a escritura de compra de um prédio urbano contíguo às instalações utilizadas.

Foi lançado em 2005 o concurso público para construção do edifício sede. Os trabalhos de construção iniciaram no ano seguinte.

Um dos principais objectivos é concretizado em 2007 com a conclusão da sua nova sede.
Um equipamento social (próximo das antigas instalações), constituído por cinco pisos para acolher os serviços administrativos, Jardim-de-Infância, Centro de Actividades de Tempos Livres, Centro de Jovens, Apoio Domiciliário, Cozinha e refeitório, lavandaria, aparcamento para viaturas da ACB e recreios.
Os trabalhos de construção finalizaram no primeiro semestre do ano.
Um equipamento projectado de raiz, moderno e funcional, para responder às necessidades das valências, dotado com equipamentos e material lúdico-pedagógico adaptado às necessidades de cada valência permitindo a máxima rentabilização do espaço existente. Graças ao empenho de todos foi possível iniciar o ano lectivo 2007/2008 já nas novas instalações.

A 8 de Janeiro de 2008 procedeu-se à inauguração solene da sede com a presença da Dr.ª M.ª do Carmo Silva, Presidente do Centro Distrital da Segurança Social de Braga, Ex.mo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Arq. Armindo Costa, e Rev.º Pároco de Vila Nova de Famalicão

Após as exigidas certificações de segurança, entrou em funcionamento o novo Self-service p/ associados em Abril de 2008.

A cantina de apoio às valências de Infância e Apoio Domiciliário a Idosos sofreu uma profunda remodelação em Agosto e Setembro de 2008.

Em Setembro de 2009, a Direcção Regional de Educação do Norte (DREN) autorizou a abertura de uma nova sala de Jardim de Infância, deste modo foi possível a sua abertura em 1 de Outubro desse ano.

 
Livro de Reclamações Online
Copyright © 2024 | ACB - Associação Cultural de V.N. Famalicão | Todos os direitos reservados | handmade by brainhouse | Resolução alternativa de litígios